Theodora Ribeiro
Atriz / Autora
1968/1970 – Ingressou no grupo de contracultura CASARÃO, trabalhando com os diretores: Celso Nunes, Valter Rocha, Valdemar Silas e Cesar Vieira, nos espetáculos: O Albergue, Gimba, o Rei dos Malandros, Palhaço Pimpão – Corinthians, meu amor – Pedro Mico.
1970/2000 – Trabalhou ao lado de Osmar Rodrigues Cruz no TPS, Teatro Popular do SESI, como divulgadora, produtora e stand-by.
1971 – Atriz no projeto Circo do Povo, da Cia de Nathália Timberg, com os diretores Antonio de Andrade (Tonhão), Silvan Paezzo e Adriano Stuart, nos espetáculos: Pluft o Fantasminha – Ciúmes de um Pedrestre – Pedro Malazartes.
1972/1973 – Atriz no Grupo de Teatro Repertório, de Marga Jacobbi, direção de Rofran Fernandes nos espetáculos: Augusto dos Anjos, Poeta e Cidadão Brasileiro – Alô 365499 – A Onça e o Bode.
1977/1979 – Atriz do Grupo de Arte Pau Brasil: adaptação e montagem de Macunaima de Mario de Andrade, com direção de Antunes Filho.
1982/2021 – Grupo Luz e Ribalta: Participa desde a formação, como divulgadora e produtora. Atuou nos espetáculos: A Sopa de Pedra – Os Turrões – O Macaco Juiz – Cheirinho de Pão – Beijo Não! – Homens de Papel – O Grande Grito, com os diretores: Antonio de Andrade (Tonhão), Gabriela Rabelo e José Renato.
1997 – Co autora com Maurício Soares Filho do espetáculo Long Play, montado com os formandos de Artes Cênicas da UNICAMP, com direção de Maurício Soares Filho.
2007 – Atriz do filme: O Signo da Cidade, direção de Alberto Riccelli.
2011 – Atriz do filme: Últimos Compassos de Dircinha Batista, direção de Dimas de Oliveira Jr.
2013/2021 – Inicia trabalhos de audiodescrição através da Ver com Palavras.
2019 – Autora do texto e das melodias do espetáculo Di Repente, que estreou no Teatro Alfredo Mesquita, com direção de Rodrigo Mercadante; projeto premiado pela 8ª Edição do Prêmio José Renato da SMC.
Participou da diretoria do SATED/SP e da Cooperativa Paulista de Teatro.